História Menonita

A Fundação Educacional Menonita é a mantenedora da Faculdade Fidelis. Em todo o país são mais de dez mil menonitas que cultivam o trabalho, a religião e a educação como forma de progresso.

Conheça mais sobre a história dos MENONITAS

REFORMA PROTESTANTE

Os menonitas fazem parte de um movimento que surgiu no contexto da Reforma Protestante, no Século XVI. Neste período havia uma série de problemas na cristandade europeia, o que estimulou a busca pela restauração da igreja, de acordo com os princípios bíblicos.

Um dos líderes deste movimento foi Martinho Lutero, que iniciou a Reforma Protestante na cidade de Wittenberg, na Alemanha, em 1517. A reforma se espalhou pelo resto da Europa, dando início às igrejas conhecidas como Protestantes.

Arthur KampfArte de Martinho Lutero após fixar as 95 teses na porta da igreja do castelo de Wittenberg.

REFORMA RADICAL

No contexto da Reforma Protestante, em Zurique - Suíça, o sacerdote Ulrich Zwínglio inicia também um movimento reformista. Pregando a Bíblia, ele mobiliza a cidade em torno de uma renovação na igreja local. Dentro deste grupo surgem os reformistas radicais,que não concordavam com alguns pontos que a reforma ainda não tinha modificado, principalmente a prática do batismo infantil. Este grupo – denominado de Irmãos Suíços – começa a se batizar de novo como adultos, dando origem ao movimento anabatista.

OS MENONITAS PELA EUROPA

Os menonitas eram perseguidos por sua fé, tanto por católicos, como por protestantes. À medida que as perseguições aumentam, os menonitas sondam novas regiões nas quais pudessem se estabelecer. Procuram terras em que tivessem autonomia civil, isenção do serviço militar e na qual pudessem criar e administrar as suas próprias escolas e comunidades. Isto fez com que os menonitas fossem para a região do Delta do Rio Vístula, atualmente na Polônia.

Nesta região os menonitas permanecem por aproximadamente 200 anos.

OS MENONITAS NA RÚSSIA

Na Rússia os menonitas fundaram muitas colônias, e prosperavam bastante. No meio da comunidade menonita surge um movimento de renovação espiritual, influenciado pelo pietismo, e que dá origem ao grupo conhecido como os Irmãos Menonitas. Este grupo dava valor a uma vida piedosa, com ênfase no estudo bíblico e na oração.

Embora os menonitas prosperassem, a vida na Rússia se torna difícil, por conta das diversas guerras nas quais o país se envolveu. A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) amplia as tensões sociais no povo russo, e a Revolução Russa, comunista, torna a situação dos menonitas insustentável. Perseguições, mortes, expropriações acontecem. Com isto muitos menonitas decidem sair da Rússia, buscando asilo na Alemanha, Canadá, Paraguai e no Brasil.

OS MENONITAS NO BRASIL

Em 1930 aproximadamente 1.250 menonitas chegam ao Brasil, como refugiados. Eles são instalados no Vale do Rio Kraul, em Santa Catarina. Com muito trabalho os menonitas conseguem progredir na região, mas a vida lá era muito difícil, por isto alguns menonitas migram para Bagé, no Rio Grande do Sul, e para Curitiba.

Em 1931 um grupo de menonitas chega a Curitiba, se instalando nos bairros do Boqueirão e Xaxim. Aqui compram uma fazenda, que é loteada e dividida entre as quase 40 famílias, que começam a desenvolver um núcleo leiteiro na região.

Em 1936 é fundada a escola que dará origem ao Colégio Erasto Gaertner. Em 1946, com um grande esforço da comunidade, é erguida a Capela, estrutura histórica preservada como uma lembrança de todo o esforço, dedicação e fé desta comunidade.

e assim nós continuamos escrevendo
a história dos Menonitas no Brasil....

Entre em contato conosco

Fundação Educacional Menonita